Marcelo Oliveira quebra série de vices e 'hegemonia Luxa-Felipão'
MatériaMais Notícias
da luck: A implacável corneta palmeirense não deixou nem o bicampeão brasileiro ileso. Depois de um início promissor, a queda de rendimento do Verdão no segundo semestre rendeu pesadas críticas ao técnico Marcelo Oliveira, que nesta quarta passou por elas para quebrar asérie de três vices e levar o seu primeiro título da Copa do Brasil. Mais do que isso: o treinador quebra a “hegemonia Luxa-Felipão” que dura desde 1976 no Palmeiras. Desde de Dudu, campeão paulista nos anos 70, só a dupla tinha conquistado um grande título no comando do Alviverde em quase 40 anos.
– Estava uma m…, sempre batendo na trave. Em cinco competições cheguei em quatro finais e isso não foi por acaso. Uma hora daria certo. Achavam que o Santos iria humilhar a gente lá, eu ouvi isso e só queria registrar, sem mágoa, porque aqui tem camisa e união grande dos jogadores – disse o técnico.
Além de Tite, o melhor técnico do país no momento, não há outro treinador que tenha vencido tanto quanto Marcelo nos últimos anos. Até por isto, o comandante palmeirense vem mostrando incômodo com as críticas ao seu trabalho no Verdão. Além do histórico de sucesso, o melhor momento do Palmeiras em 2015 foi com o técnico.
continua após a publicidadeRelacionadasPalmeirasDorival interrompe coletiva de Marcelo Oliveira para dar parabénsPalmeiras03/12/2015PalmeirasHerói, Prass lembra 2014, fala em reconstrução e chora com filhosPalmeiras03/12/2015PalmeirasPaulo Nobre extravasa após título do Palmeiras: ‘Festa no chiqueiro!’Palmeiras03/12/2015
da dobrowin:
Após perder na estreia para o Grêmio, Oliveira conseguiu seis vitórias e um empate no Brasileiro, e com incríveis 90% de aproveitamento parecia que o comandante brigaria pelo tricampeonato brasileiro consecutivo, algo que apenas Muricy Ramalho e Rubens Minelli conseguiram. Ficou nisto.
“Estava uma m…, sempre batendo na trave. Em cinco competições cheguei em quatro finais e isso não foi por acaso. Uma hora daria certo”, disse Marcelo Oliveira
Atormentado por lesões de jogadores importantes (a de Gabriel foi a pior delas), o técnico sofreu para fazer o time reencontrar o estilo de jogo sólido defensivamente e letal em contra-ataques. A briga pelo G4 no Brasileiro tornou-se um sonho distante, e a Copa do Brasil passou a ser o grande objetivo neste fim de ano.
O seu Palmeiras campeão não joga melhor do que o Coritiba de 2011 e 2012, ou que o Cruzeiro de 2014, as três equipes de Marcelo Oliveira nas derrotas em finais da Copa do Brasil. Ainda assim, ficou marcado pela raça em uma campanha de respeito, eliminando times como Cruzeiro, Inter, Fluminense e, agora, o Santos.
O que ele precisava, conseguiu fazer: levar o time à Libertadores de 2016. Mesmo assim, Marcelo Oliveira no Palmeiras não goza do mesmo prestígio de seus tempos de Cruzeiro, quando chegou a ser cogitado para assumir a Seleção Brasileira.
Questionado internamente, tanto na diretoria quanto no vestiário, o treinador encerra 2015 com um aproveitamento de quase 50%, abaixo do esperado. Ainda assim, é campeão de novo. Quando Paulo Nobre o apresentou, disse que este seria o técnico até o fim do seu mandato, no fim de 2016. A promessa será cumprida?
continua após a publicidade
MARCELO NO VERDÃO
Chegada
Depois de trabalhar com Alexandre Mattos no Cruzeiro com o técnico, o diretor decidiu trazê-lo após o vice do Paulista e o início rum no Brasileiro com Oswaldo de Oliveira.
Expectativa
Depois de uma semana com o elenco em Atibaia, Marcelo fez o time sair da 14ª colocação para o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
Bem em um, em queda livre no outro
Enquanto o time mostrava força na Copa do Brasil, vencendo todas em casa, derrapava no Brasileirão. Com as finais se aproximando, iniciou-se a queda livre no Nacional, e Verdão é o quarto pior time do returno. No mata-mata, festa e título!
NOS ÚLTIMOS 39 ANOS
Títulos de Felipão
Copa Libertadores 1999
Copa do Brasil 1998 e 2012
Copa Mercosul 1998
Rio-São Paulo 2000
Copa dos Campeões 2000 (auxiliar Murtosa dirigiu o time)
Títulos de Luxa
Paulistão 1993, 1994, 1996 e 2008
Brasileirão 1993 e 1994
Rio-São Paulo 1993
continua após a publicidade